O glaucoma é uma perigosa e silenciosa doença ocular neurodegenerativa do nervo óptico, caracterizada por danificar e lesionar as fibras nervosas ópticas (fibras responsáveis pela transmissão das imagens ao cérebro), causando uma perda gradual da visão. É uma doença que pode estar relacionada com a elevação da pressão ocular, sem cura, e que quando não é tratada adequadamente pode levar à cegueira.
Glaucoma
Sintomas
A doença pode se desenvolver durante meses ou anos de forma silenciosa, sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada da doença. Geralmente é percebida de forma tardia pelo paciente, pela perda acentuada da visão.
Fatores de Risco
Essas pessoas devem estar ainda mais atentas à realização dos exames de rotina periódicos com médico oftalmologista especializado em glaucoma:
- Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma (histórico familiar positivo para glaucoma);
- Indivíduos acima de 40 anos;
- Indivíduos afrodescendentes;
- Pacientes com doenças retinianas e/ou com córnea fina;
- Pacientes com alto grau de miopia e hipermetropia;
- Portadores de diabetes e hipertensão;
Diagnóstico
O glaucoma pode ser detectado somente após exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico especialista realiza a medida da pressão intraocular (PIO) e o exame do nervo óptico entre outros exames, com o auxílio de aparelhos especiais.
Tratamentos
– Uso contínuo de colírios hipotensores oculares, que baixam a pressão ocular, devidamente prescritos pelo médico especialista;
– As cirurgias são indicadas quando ocorre a impossibilidade de controlar a pressão intraocular dentro dos níveis seguros através do uso dos colírios.
Prevenção
– Consultas frequentes com o médico oftalmologista especialista em glaucoma (SBG);
– Exames complementares periódicos.
O Dr. Rodrigo Pascoal é médico oftalmologista, especialista há mais de 15 anos em Ceratocone, Catarata e Refrativa pela USP- SP e em Glaucoma pela Unifesp - SP. Profissional em constante evolução, sempre em busca de aprimoramento e conhecimento, inovando de forma contínua e extraordinária sua metodologia clínica.